ACL - FUNDO DE ARQUIVO CARLOS LACERDA
 / Livros, Traduções e Bibliotecas
Roga-se a colaboração de quem considerar a página incompleta ou equivocada. Por favor, enviar e-mail para tuliocosta@homerocosta.com.br

Livros, Traduções e Bibliografia (levantamento em 10/10/2001)

a) - Livros publicados e a publicar
b) - Traduções
c) - Bibliografia

1. "REFORMA AGRÁRIA" - Plaqueta, sem data.. Ainda não foi encontrado o original desta publicação. Talvez seja o mesmo trabalho intitulado "Educação e Latifúndio" - Tese/1933.

2 - "UMA LUZ PEQUENINA" - Contos editados pela Revista Acadêmica, provavelmente apresentados para o concurso Humberto de Campos. Cf. item 6 abaixo

3 - "O Provinciano", s/d, novela com 220 páginas encontrada no ACL-Arquivo Carlos Lacerda na Universidade de Brasília e atribuída a Carlos Lacerda.

4. "A ORGANIZAÇÃO COOPERATIVA DA DEMOCRACIA" -"Tese, no prelo", título assim mencionado na contra capa de "O Brasil e o Mundo Árabe" - 1948. Confira item 11 seguinte. Provavelmente o mesmo Artigo-Ensaio sobre o Cooperativismo na Suíça, publicado no Observador Econômico encomendado por Valentim Bouças.

5. "O QUILOMBO DE MANUEL CONGO" - Novela/Histórica 1934 - Reeditado pela Editora Lacerda em 1998. As edições registram o nome do autor Marcos, um dos pseudônimos de Lacerda. Esse livro traz uma dedicatória esplendida: "Rio Paraíba, rio da escravidão, cujas águas profundas, tropeçando nas pedras do teu caminho, vão levando generosas a mancha da escravidão / Rio Paraíba, que não te fizestes navegável para não servir aos opressores dos meus irmãos escravos / Rio Paraíba da minha infância, cujas enchentes afogam a miséria dos meus irmãos camponeses / Rio Paraíba que vais correndo para não ver a miséria que vive pelas tuas margens, / Este livro é teu."

6. "CARTA FECHADA A HUMBERTO DE CAMPOS" - Livro, s/d - Livro anunciado pela Revista Acadêmica de 1935, nos nºs 11, 12, 13 e 14. Não foram encontradas cópias ou originais no ACL - Fundo de Arquivo Carlos Lacerda. Citado por Antônio Carlos Vilaça em "O Livro de Antônio". Carta do Sr. Goldberg ao Conselheiro da Fundamar, Túlio Vieira da Costa.

7. "EXPOSIÇÃO ANTICOMUNISTA" -1939 - Esta reportagem encomendada pelo Partido Comunista Brasileiro é que deu motivo à sua expulsão do partido comunista, embora nunca tivesse sido registrado ou ele filiado oficialmente ao partido. Publicada pelo Observador Financeiro, nº. 36.

8. "O RIO" - Teatro/1943. Peça levada à cena em 1937 - Graciliano Ramos escreveu: "Não há trama nesses retalhos de vidas incongruentes. Não sei se é teatro." Érico Veríssimo: "peça de grande densidade, superior talvez a Tobacco Road de Eskine Caldwell": "The River", by Carlos Lacerda, is an impresive play much in the line of "Tobacco Road", but with with an emphasis on dramatic rather than on the grotesque" (Erico Verissimo, "Brazilian Literature - an outline", ed. The Macmillan Company, New York, 1945" - Re-editada pela Fundamar-UnB em 2001, com prefácio do próprio autor e comentários da época por outros escritores.

9. "A BAILARINA SOLTA NO MUNDO" - Teatro/1945 - Farsa escrita para o Grupo de Teatro Experimental de Alfredo Mesquita. Nessa peça, o Autor caricaturava algumas pessoas conhecidas. Originais datilografados com correções à caneta se encontram no "ACL" -Fundo de Arquivo Carlos Lacerda. Edição em preparo em 2001

10. "AMAPÁ" OU "O LOBO SOLITÁRIO" - Teatro/1945 - O ACL guarda além dos originais corrigidos pelo Autor o seguinte: recortes de jornais sobre a representação da peça, programa do Teatro Municipal de São Paulo com informações sobre a obra encenada.. Co-edição em preparo em 2001 pela Fundamar-UnB em preparo, 2001.

11. "COMO FOI PERDIDA A PAZ" - Estudos e Crônicas/1946 - Editora Ipê.

12. "BRASIL E O MUNDO ÁRABE" - Artigo/1948 - Correspondência para jornais brasileiros sobre o conflito no Oriente Médio em decorrência da implantação artificial do Estado de Israel. O livro contem uma crítica à participação do Brasil na criação do Estado de Israel e prevê a guerra infinda na área. Livro que merece reedição.

13. "A MISSÃO DA IMPRENSA" - Conferencia/1950 - Editora Agir. Conferência proferida em vários auditórios, inclusive no conservatório Mineiro de Música de Belo Horizonte. Livro dedicado a Carlos Alberto de Nóbrega e a Luiz Camilo de Oliveira Neto, este "como há de se ver adiante, libertou a imprensa brasileira em 1945."

14. "O RATO FIÚZA" - Artigo/1950 - Esta publicação foi resultado da campanha contra o candidato do partido comunista Iêdo Fiúza à presidência da República em 1945. Conforme o depoimento do líder comunista mineiro, Armando Ziller - "o estrago na candidatura não foi maior porque o povo brasileiro era analfabeto".

15. "VISÃO DA SECA NO NORDESTE" - Coleção de artigos/1951 - Editora Tribuna da imprensa, resultado da Campanha Ajude o teu irmão.

16. "QUARESMA DO BRASIL" - (a localizar)

17. "LINHA DE YENAN E AS FORÇAS ARMADAS" - Folhetim/1957 - Edição Tribuna da Imprensa. Segundo Stefan Baciu, no livro "Lavradio 98", página 85, Lacerda tomou conhecimento de uma conferência do Autor que visitava o Rio, leu longos trechos dela no Congresso e mais tarde publicou o folheto "O caminho do Yenan e as Forças Armadas" que foi vendido nas bancas de jornais como pão quente.

18. "O CAMINHO DA LIBERDADE" - Folhetim/1958 - Editora Gráfica do Ouvidor. Defesa do seu mandato de Deputado perante a Comissão de Justiça da Câmara Federal; doze horas de duração. A publicação traz o Parecer de Milton Campos.

19. "XANAN E OUTRAS HISTÓRIAS". Ed. Francisco Alves, 1959.

19. "IMPROVISO NO CAMINHÃO DO POVO E O CAMINHO DA LIBERDADE" - Disco Em Vinil, s/d - Em colaboração com Afonso Arinos de Mello Franco. Ainda gravados em discos de vinil por Lacerda, há a série de discursos de José Bonifácio, o Moço, Joaquim Nabuco e Ruy Barbosa.

20. "O PODER DAS IDÉIAS" - Distribuidora Record/1962 - Um livro feito de discursos, como governador, com um prefácio e notas finais.

21. "NACIONALIDADE DE VERDADE E DE MENTIRA A ENCAMPAÇÃO DA TELEFÔNICA" - 1963 - Oficinas Gráficas da Penitenciária Professor Lemos de Brito.

22. "DESAFIO E PROMESSA - O RIO SÃO FRANCISCO" - edição/1964. Editora Record. Este livro foi escrito em duas etapas: em 1937, quando o Autor com 24 anos, fugindo da polícia, subiu o Rio na companhia de estudantes a pretexto de fazer a campanha de José Américo de Almeida para a presidência da República em 1937, revisto e complementado nesta edição de 1937.

23. "REFORMA E REVOLUÇÃO" - 1964 - Editora Record.

24. "PAIXÃO E CRIME" - 1965 - Editora Nova Fronteira. Prefácio do jurista Romeiro Neto com a frase consagradora: "orador de pompas asiáticas".

25. "BRASIL - ENTRE A VERDADE E A MENTIRA" - 1965 - Editora Bloch. Este livro corresponde a três cartas: duas ao Presidente Castelo Branco e uma ao Deputado Herbert Levy.

26. "CRÍTICA E AUTOCRÍTICA" - 1966 - Editora Nova Fronteira. Contém a "Carta a um Amigo Fardado", Frente Ampla, que há por de trás da frente e o protesto que o povo canta.

27. "PALAVRA E AÇÃO" - Discursos e entrevistas/1965 - Editora Record.

28. "UMA ROSA É UMA ROSA É UMA ROSA" - Artigos e entrevistas/1966 Editora Record.

29. "O CÃO NEGRO" - Crônicas/1971 - Editora Nova Fronteira.

30. "A CASA DE MEU AVÔ" - Livro 4a ed. em 1977 - Editora Nova Fronteira. Desse livro foram tiradas edições de luxo com fotografias de Sebastião Lacerda pela Confraria do Livro.

31. "DEPOIMENTO" - Entrevista/1977 - Editora Nova Fronteira. Entrevista organizada, anotada e selecionada por Cláudio Lacerda de Paiva.

32. "A VIA SACRA" - Obra inacabada/1978 - Editora Revista Litúrgica e Vida. Este serviço de espiritualidade foi pedido por uma amiga que realizava trabalho pastoral. Estava revendo a publicação quando a morte o colheu. Temos uma separata no arquivo.

33. "DISCURSOS PARLAMENTARES" - Seleta/1982 - Editora Nova Fronteira. Seleta com longa introdução por José Honório Rodrigues.

34. "CARLOS LACERDA NA TRIBUNA DA IMPRENSA: CRÔNICAS SOBRE A CONSTITUINTE DE 1946" - 2000 - Editora Nova Fronteira. Organização de Sérgio Braga.

35. "ROSAS E PEDRAS DO MEU CAMINHO" - Co-edição UnB-Fundamar 2001 - acrescida de capítulos inéditos, encontrados no ACL C Autobiografia de Carlos Lacerda, publicada em parte e inicialmente pela Revista Manchete em 1967.

36. "RETRATO DE UMA CIDADE DEVASTADA" - Discurso/1960 - Editora Rio.

37. "UM BRASILEIRO DA TERRA DO TIO SAM" - Coletânea de artigos/1956 assinados com pseudônimo de João Silva. Editora O Globo.

38. "EXPLICAÇÃO AO LEITOR" - Prefácio do livro de Maurício Lacerda, "HISTÓRIA DE UMA COVARDIA", Nova Fronteira, 1980. Páginas 7 a 10.

39. "TRAIÇÃO E MARCHA" - Artigo/1955 - Caderno Tribuna da Imprensa de 29/10/55.

40. "EM VEZ..." - Crônicas/2a edição, 1975, pela Nova Fronteira

41. "VIAGEM À CIDADE DO FUTURO - DA CIDADE ESTÁTICA À CIDADE DINÂMICA" - Artigo, s/d (a localizar)

41. Sobre "MAQUIAVEL" - Ensaio, republicado pela Editora Nova Fronteira como um capítulo de "O Cão Negro", em 1971.

42. "CONTO DO HOMEM CALADO" - Da série Contos Inéditos. Em preparo

43. "O PÃO DO ESPÍRITO" - Da série Contos Inéditos. Em preparo

44. "CONTO DAS EX-ALUNAS" - Da série Contos Inéditos. Em preparo

45. "MEMORIAL" - Incompleto

46. "A DESPEDIDA" - Da série Contos Inéditos. Em preparo

47. "IDAS E VINDAS" - Da série Contos Inéditos. Em preparo

48. "MILAGRE NA RUA SÃO BENTO" - Conto-Crônica. Edição em preparo

49. "A ESPERA DO SOL" - Da série Contos Inéditos. Em preparo

50. "O PROVINCIANO" - Atribuído a Carlos Lacerda por ter sido encontrado na pasta de contos. Novela. Edição em Preparo

51. "PORTUGAL, BRASIL E ÁFRICA" - reportagens - Em preparo

52. "NOVA HISTÓRIA DA DONZELA TEODORA" - Da série Contos Inéditos. Em preparo.

53. "TEATRO DE MIL E UM CONTOS" - Adaptação para o Rádio em colaboração com Paulo Mendes de Almeida. Em preparo

54. "IERECÊ E GUANÁ" - Adaptação para o Rádio em colaboração com Paulo Mendes de Almeida, peça de Taunay.

55. "SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO” de Monteiro Lobato com a colaboração de Edgard Cavalheiro - Adaptação para o rádio, s/d Em parceria com Paulo Mendes de Almeida

57. "PORTA ABERTA" - Adaptação para o rádio, s/d Em parceria com Paulo Mendes de Almeida

58. "A HISTÓRIA DE VIDRO" - Adaptação para o rádio, s/d. Em parceria com Paulo Mendes de Almeida

59. "A SENHORA FROLA E O SENHOR PONZA" - Adaptação da peça para a rádio Gazeta, s/d. Em parceria com Paulo Mendes de Almeida.

60. "SEU GENRO" - adaptação da peça para a rádio Gazeta, s/d. - Em parceria com Paulo Mendes de Almeida.

61. "EL VERDUGO" - adaptação da peça para a rádio Gazeta, s/d. Em parceria com Paulo Mendes de Almeida.

62. "O HOMEM QUE SABIA JAVANÊS" - adaptação da peça para a rádio Gazeta, s/d. Em parceria com Paulo Mendes de Almeida.

63. "A MULHER-CANHÃO" - adaptação da peça para a rádio Gazeta, s/d. Em parceria com Paulo Mendes de Almeida.

64. "A ENGRAÇADA HISTÓRIA DO ARQUIDIABO BELFEGÓR" - peça de Maquiavel, adaptação da peça para a rádio Gazeta, s/d - Em parceria com Paulo Mendes de Almeida.

65. "O CASTIGO DE DUNGÓRIA" - adaptação da peça para a rádio Gazeta, s/d. Em parceria com Paulo Mendes de Almeida.

66. "MADEMOISELLE FIFI" - adaptação da peça para a rádio Gazeta, s/d. Em parceria com Paulo Mendes de Almeida.

67. "O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO" - adaptação da peça para a rádio Gazeta, s/d. Em parceria com Paulo Mendes de Almeida.

68. "CALUNDÚS DE SINHÁ-MOÇA" - adaptação para a televisão, s/d. Em parceria com Paulo Mendes de Almeida

69. "IMPROVISO DO PAR CONSTANTE" - adaptação para a televisão, s/d. Em parceria com Paulo Mendes de Almeida

b) RELAÇÃO DE LIVROS TRADUZIDOS POR CARLOS LACERDA

1. "MINHA MOCIDADE" - 1941 de Winston Spencer Churchill, título original "My Early Life - A Roving Comission". O prefácio do autor é de 1930. Editora Norte-Sul.

2. "CARACTERES" - 1936 - De La Bruyère. "Em Rosas e Pedras de Meu Caminho", 2º Capítulo, disse Lacerda: "fez-me um grande bem traduzir esse livro publicado com o pseudônimo de Luiz Fontoura."

3. "A VIDA DE MIGUEL ÂNGELO" - 1944 - Romain Rolland. Capa de Santa Rosa. Editora leitura.

4. "JÚLIO CÉSAR" - William Shakspeare.

5. "PEDRO E LÚCIA" - de Romain Rolland. Editora Tucano.

6. "RÚSSIA DE STALIN - PROGRAMA DO REGIME SOVIÉTICO" - 1948 - Prefácio de Lacerda.

7. "EM CIMA DA HORA. CONQUISTA SEM GUERRA" - 1963 - Suzanne Labin, título original "I'est moins cinq". Prefácio de Carlos Lacerda Editora Record.

8. "O BEM AMADO" - Neil Simon, título original "Come Blow Your Horn". Peça levada à cena no Rio, em 1963, no Teatro Santa Rosa quando o tradutor era o Governador do Rio de Janeiro.

9. "COMO VENCER NA VIDA SEM FAZER FORÇA" - 1964 - Autor ?????, título original "How to suceed in Business without Really Trying". Consoante John Foster Dulles, esse "hit" do palco nova-iorquino foi traduzido por Carlos Lacerda na noite de 30 para 31 de março de 1964 para relaxar a tensão pelos acontecimentos políticos que ameaçavam o Palácio da Guanabara.

10. "O LIMÃO" - 1969 - Mohammed Mrabet. Adaptado do original magrebino (árabe do norte da África) por Paul Bowles, em colaboração com o autor. Tradução e apresentação por Carlos Lacerda. Editora Nova Fronteira.

11. "JEFFERSON" - Conforme referência em "Pedras e Rosas do Meu Caminho", Cap. 9º, a tradução foi feita em parceria com Fernando Tude de Souza.

12. "O HOMEM TRANSFORMADO PELO HOMEM" - Jean Bernard.

13. "O HEREGE" - Morris West.

14. "PORQUE CORRES ULISSES" - Antônio Galla

15. "DEUS EXISTE" - André Frossard

16. "FEVEREIRO SANGRENTO: A REVOLUÇÃO DE 1934 NA ÁUSTRIA" - s/d Ilya Eherenburg. Tradução e prefácio por Lacerda. Editora Alba.

17. "O HOMEM QUE FAZIA MILAGRES" - H. Wells. Conto.

18. "O DIA EM QUE LINCOLN MORREU" Kim Bishop. Editora Seleções.

19. "ESTRATÉGIA DA PAZ" - Jonh Kennedy. Apenas o prefácio da tradução portuguesa é de Carlos Lacerda, conforme informação é de Roberto Campos em "A lanterna de Popa - Memórias". Editora Topbooks, pág. 818.

20. "MEMÓRIAS DE UMA ESQUISOFRÊNICA" - Sechehaye.

21. "O ESCAMBO E A ESCRAVIDÃO - RELAÇÕES ECONÔMICAS DE PORTUGUESES E ÍNDIOS NA COLONIZAÇÃO DO BRASIL (1500-1580)" - 1943 Alexandre Marchand. Tradução e notas de Carlos Lacerda para a primeira edição de 1943. Editora Cia. Nacional, volume 225 da Brasiliana em 1980.

22. "ORAÇÃO SOBRE A ACRÓPOLE" - 1971 Ernest Renan. Transcrita no livro de crônicas "O Cão Negro"

23. "UM OBJETIVO NACIONAL PARA A ESPANHA" - Manuel Fraga Iribane.

24. "A DANÇA DA MORTE" - Augusto Strimberg.

25. "SUPERSTIÇÃO DA PSICANÁLISE" - Pierre Debray-Ritzen.

26. "O TRIUNFO" - 1968 Romance de Jonh Kenneth Galbraigth, título original "The Triumph", prefácio e tradução para a língua portuguesa por Carlos Lacerda. Edição Nova Fronteira

c) - Referências Bibliográficas sobre Carlos Lacerda Biografias, autobiografias, notas biográficas, depoimentos e relatos

ALBITE ULRICH, Maria Atayde "Carlos. Lacerda e a UDN - 1955-1965" - Dissertação de Mestrado - PUC/RGS/1984

BACIU, Stefan. Lavradio, 98. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

BALDESSARINI, Hugo. Crônica de uma época (de 1850 ao atentado contra Carlos Lacerda); Getúlio Vargas e o crime de Toneleros. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1957.

BUENO, Fernando. "Esse incrível Lacerda" - Rio de Janeiro: Iniciativa, 1963.

CAMPOS, Roberto - "Lanterna de Popa", Capítulo "Um Momento de Empatia Humana", Toptbook, 1994 - páginas 817 a 821

CAÓ, Epitácio - "Comunista da Traição" 2ª Ed., Guernasa, 1964.

CARVALHO, Sócrates Times de. Carlos Lacerda, ano VIII. Recife: Companhia Editora de Pernambuco, 1985.

CHAGAS, Paulo Pinheiro - "Esse Velho Vento da Aventura - Memórias", J. Olympio, 1977.

DICIONÁRIO HISTÓRICO BIOGRÁFICO - Verbete Carlos Lacerda- 1930 - 1983 - "Ed./Forense/1984".

DULLES, John Foster W. Carlos Lacerda. A vida de um lutador. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2 volumes Nova Fronteira, edições de 1992 e 1999 respectivamente.

DULLES, John W. Foster - Carlos Lacerda, brazilian crusader. Austin: University of Texas, 1996. v. 2 volumes

GASTÃO, Marques. O novo rumo do Brasil. Lisboa: Companhia Editora Nacional, 1965.

GUTEMBERG, Luiz - "O enigma indecifrado - Carlos Lacerda", Jornal de Brasília de 08.09.1999

LACERDA, Carlos. Depoimento. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977.

LACERDA, Carlos - "Rosas e Pedras do Meu Caminho", co-edição UnB - FUNDAMAR, 2001

LACERDA, Carlos - "A Casa de Meu Avô", edição Nova Fronteira, 1976

LAURENZA, Ana Maria de Abreu. Lacerda x Wainer: O corvo e o bessarabiano. São Paulo: SENAC, 1998.

MAGALHÃES, Mauro. "Carlos Lacerda. O Sonhador Pragmático" Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.

MENDONÇA, Marina Gusmão de. "Trajetória política de um demolidor de presidentes. Carlos Lacerda 1930-1968". São Paulo: Universidade de São Paulo, 1998. Tese (doutorado).

MOTTA, Marly da Silva - "Estratégia da Ameaça: As relações entre o Governo Federal e a Guanabara Durante o Governo Carlos Lacerda", Fundação Getúlio Vargas - 1997

MOTTA, Marly da Silva - "Os desafios Contemporâneos da História oral" , Unicamp, 1997

MOTTA, Marly da Silva - (RE) Introduzindo a História Oral no Brasil" - Editora Xamã - FGV 1996

MOTTA, Marly da Silva - "Rio de Janeiro continua sendo...", 1997, Mimeografado

MOTTA, Marly da Silva - "Rio de Janeiro em três perfis" 1999 - FGV

NOGUEIRA, Octaciano - "A Esfinge que devorou a Si Mesma", O Estado de São Paulo de 27.06.2000

PAGANINI, Joscana - "Arquivo (quase confidencial) de Carlos Lacerda" (Jornal de Brasília de 08.09.1999)

PAIVA, Cláudio Lacerda. "Carlos Lacerda e os anos sessenta - oposição". Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1998.

PAIVA, Cláudio Lacerda. Carlos Lacerda, 10 anos depois. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1987.

PAIVA, Cláudio Lacerda. Uma crise de agosto: o atentado da Rua Toneleros. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1994.

PINHEIRO NETO, João. Carlos Lacerda. Um raio sobre o Brasil. Rio de Janeiro : Gryphus, 1998.

REBELLO FILHO, Antonio Dias. "Carlos Lacerda, meu amigo". Rio de Janeiro : Record, 1980.

RODRIGUES, José Honório - Apresentação dos Discursos Parlamentares de C. Lacerda Brasília : Câmara dos Deputados, Ed. Nova Fronteira 1982.

VIDIGAL, Pedro Maciel. ‘Juscelino, a UDN e Carlos Lacerda’. Belo Horizonte : Imprensa Oficial, 1956.

VILAÇA, Antônio Carlos Vilaça - "O Livro de Antônio", J. Olympio/984.
< Voltar

 
 
HyperLink
 
HyperLink
 
HyperLink
 
HyperLink
 
HyperLink
 
 
   
 
 
   
 
 
     
 
© 2007 Fundação 18 de Março. Todos os direitos reservados.  
Sede: Rua Manoel Couto, 105 - Cidade Jardim
Belo Horizonte - MG - CEP 30380-080
Tel.: 3282-4363 - Fax: 3281-2015
Fazenda Escola Fundamar: Rodovia MG 453 - Km 7
Paraguaçu - MG - CEP 37120-000
Telfax.: (35) 3267-2309