Criada em 1978 por Teresinha Prado Costa e Túlio Vieira da Costa, a Fundação 18 de Março – FUNDAMAR é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que atua no Estado de Minas Gerais.
Com o objetivo de prestar auxílio a comunidades carentes na periferia de Belo Horizonte e no ambiente rural do Estado, a FUNDAMAR promove ações em três áreas específicas: direito, educação e trabalho social. (Art. 3º do Estatuto).
Ao longo dos anos, a Fundação 18 de Março realiza assistência jurídica a comunidades sem recursos através de parcerias com outras instituições. Além disso, realiza projetos que concedem bolsas de assistência judiciária para a condução de processos cíveis, comerciais e trabalhistas, oferecem, também, bolsas de estágio a estudantes de direito, em convênio com o escritório de advocacia Homero Costa Advogados, numa oportunidade dos jovens iniciarem a prática da profissão.
Em relação à educação, a FUNDAMAR também concede bolsas de estudos e manutenção para jovens carentes, em níveis técnicos, de graduação e pós-graduação de cursos em áreas onde a Fundação atua. Também implanta e desenvolve projetos sociais auto-sustentáveis em áreas rurais de Minas Gerais, através da organização de núcleos de educação integrada que englobam o ensino formal, pré-profissionalizante, além de saúde, alimentação, cultura e lazer.
A FUNDAMAR também realiza outros projetos, além da concessão de bolsas, como a Fazenda Escola Fundamar, que atende a mais de 500 crianças na zona rural de Paraguaçu, sul de Minas, preservação do acervo da Biblioteca Amílcar de Castro, organização do Fundo de Arquivo Carlos Lacerda, a Biblioteca Homero Costa, entre outros.
Para realizar suas atividades, a Fundação 18 de Março se utiliza de recursos próprios gerados pelo rendimento do seu patrimônio e pelos projetos sociais auto-sustentáveis, além de recursos originados de parcerias com instituições públicas e privadas e, também, através de doações de pessoas físicas e jurídicas.
Doações e convênios que são de fundamental importância, pois, através destes, a FUNDAMAR pode atuar não somente no território mineiro, mas em qualquer região do país, promovendo a prestação de serviços a comunidades carentes e ajudando estas pessoas a terem uma vida mais digna através da educação, do trabalho e da cultura.
Baseando-se nesses dispositivos, a FUNDAMAR vem realizando e administrando os seguintes projetos:
|