|
|
|
|
ACL - FUNDO DE ARQUIVO CARLOS LACERDA
|
|
/ Livros Publicados e a Publicar de Carlos Lacerda |
|
1. "REFORMA AGRÁRIA" Plaqueta, sem data. Ainda não foi encontrado o original desta publicação. Talvez seja o mesmo trabalho intitulado "Educação e Latifúndio" Tese/1933.
2. "UMA LUZ PEQUENINA" Contos editados pela Revista Acadêmica, provavelmente apresentados para o concurso Humberto de Campos. Cf. item 5 abaixo
3. "A ORGANIZAÇÃO COOPERATIVA DA DEMOCRACIA" "Tese, no prelo", título assim mencionado na contracapa de "O Brasil e o Mundo Árabe" - 1948. Provavelmente o mesmo Artigo-Ensaio sobre o Cooperativismo na Suíça, publicado no Observador Econômico encomendado por Valentim Bouças.
4."O QUILOMBO DE MANUEL CONGO" Novela/Histórica 1934 - Reeditado pela Editora Lacerda em 1998. As edições registram o nome do autor Marcos, um dos pseudônimos de Lacerda. Esse livro traz uma dedicatória esplendida: "Rio Paraíba, rio da escravidão, cujas águas profundas, tropeçando nas pedras do teu caminho, vão levando generosas a mancha da escravidão / Rio Paraíba, que não te fizestes navegável para não servir aos opressores dos meus irmãos escravos / Rio Paraíba da minha infância, cujas enchentes afogam a miséria dos meus irmãos camponeses / Rio Paraíba que vais correndo para não ver a miséria que vive pelas tuas margens, / Este livro é teu."
5. "CARTA FECHADA A HUMBERTO DE CAMPOS" Livro anunciado pela Revista Acadêmica de 1935, nos nºs 11, 12, 13 e 14. Não foram encontradas cópias ou originais no ACL Fundo de Arquivo Carlos Lacerda. Obra citada por Antônio Carlos Vilaça em "O Livro de Antônio" e em carta do Sr. Axel Goldberg ao Conselheiro da Fundamar em 1988, Túlio Vieira da Costa.
6."EXPOSIÇÃO ANTICOMUNISTA" 1939 - Esta reportagem encomendada pelo Partido Comunista Brasileiro é que deu motivo à sua expulsão de Carlos Lacerda do partido comunista, embora nunca tivesse sido registrado ou a ele se filiado oficialmente. Publicada pelo Observador Financeiro, nº. 36.
7. "O RIO" Teatro/1943. Peça levada à cena em 1937 - Graciliano Ramos escreveu: "Não há trama nesses retalhos de vida incongruentes. Não sei se é teatro." Érico Veríssimo: "peça de grande densidade, superior talvez a Tobacco Road de Eskine Caldwell: "The River", by Carlos Lacerda, is an impresive play much in the line of "Tobacco Road", but with an emphasis on dramatic rather than on the grotesque" (Érico Veríssimo, "Brazilian Literature an outline", ed. The Macmillan Company, New York, 1945" Editada pela Fundamar-UnB em 2001.
8. "A BAILARINA SOLTA NO MUNDO" Teatro/1945 - Farsa escrita para o Grupo de Teatro Experimental de Alfredo Mesquita. Nessa peça, o Autor caricaturava algumas pessoas conhecidas. Originais datilografados com correções à caneta se encontram no "ACL" Fundo de Arquivo Carlos Lacerda. Co-editado em 2002 pela Editora Universidade de Brasília e FUNDAMAR Fundação 18 de Março.
9. "AMAPÁ" OU "O LOBO SOLITÁRIO" Teatro/1945 - O ACL guarda além dos originais corrigidos pelo Autor: recortes de jornais sobre a representação da peça, programa do Teatro Municipal de São Paulo com informações sobre a obra encenada. Co-edição em preparo em 2002 pela Fundamar-UnB.
10. "COMO FOI PERDIDA A PAZ" Estudos e Crônicas/1946 - Editora Ipê.
11. "BRASIL E O MUNDO ÁRABE" Artigo/1948 - Correspondência para jornais brasileiros sobre o conflito no Oriente Médio em decorrência da implantação artificial do Estado de Israel. O livro contém uma crítica severa à participação do Brasil na criação do Estado de Israel e prevê a guerra infinda na área. Livro que merece reedição pela sua atualidade.
12. "A MISSÃO DA IMPRENSA" Conferência/1950 - Editora Agir. Conferência proferida em vários auditórios, inclusive no Conservatório Mineiro de Música de Belo Horizonte. Livro dedicado a Carlos Alberto de Nóbrega e a Luiz Camilo de Oliveira Neto, com a seguinte saudação - : "este como há de se ver adiante, libertou a imprensa brasileira em 1945."
13. "O RATO FIÚZA" - Artigo/1950 - Esta publicação foi resultado da campanha contra o candidato do partido comunista Iêdo Fiúza à presidência da República em 1945. Conforme depoimento do líder comunista mineiro, Armando Ziller, "o estrago na candidatura não foi maior porque o povo brasileiro era analfabeto".
14. "VISÃO DA SECA NO NORDESTE" Coleção de artigos/1951 - Editora Tribuna da Imprensa, resultado da Campanha Ajude o teu irmão.
15. "QUARESMAS DO BRASIL" Duas páginas por Carlos Lacerda e 10 pranchas em guache por Germano Zimber, ed/Nova Fronteira/RJ,1971, apenas 100 exemplares.
16. "LINHA DE YENAN E AS FORÇAS ARMADAS" Folhetim/1957 - Edição Tribuna da Imprensa. Segundo Stefan Baciu, no livro "Lavradio 98", página 85, Lacerda tomou conhecimento de uma conferência do Autor que visitava o Rio, "leu longos trechos dela no congresso e mais tarde publicou o folheto "O caminho do Yenan e as Forças Armadas" que foi vendido nas bancas de jornais como pão quente".
17. "O CAMINHO DA LIBERDADE" Folhetim/1958 - Editora Gráfica do Ouvidor. Defesa do seu mandato de Deputado perante a Comissão de Justiça da Câmara Federal; doze horas de duração. A publicação traz o notado Parecer do deputado Milton Campos.
18. "XANAN E OUTRAS HISTÓRIAS". Ed. Francisco Alves, 1959. 10 contos, volume de 162 páginas. Na contra capa a informação: Em preparo "Novos Contos". Talvez entre estes, os que serão publicados pela Editora de Brasília em 2003.
19. "IMPROVISO NO CAMINHÃO DO POVO E O CAMINHO DA LIBERDADE" Disco Em Vinil, s/d - Em colaboração com Afonso Arinos de Mello Franco. Ainda recitados em discos de vinil por Lacerda, há a série de discursos de José Bonifácio, o Moço, Joaquim Nabuco e Ruy Barbosa.
20. "O PODER DAS IDÉIAS" Distribuidora Record/1962 - Um livro feito de discursos, como governador, com um prefácio e notas finais.
21. "NACIONALIDADE DE VERDADE E DE MENTIRA: A ENCAMPAÇÃO DA TELEFÔNICA" 1963 - Oficinas Gráficas da Penitenciária Professor Lemos de Brito.
22. "DESAFIO E PROMESSA O RIO SÃO FRANCISCO" edição/1964. Editora Record. Este livro foi escrito em duas etapas: em 1937, quando o Autor com 24 anos, fugindo da polícia, subiu o Rio São Francisco na companhia de estudantes a pretexto de fazer a campanha de José Américo de Almeida para a presidência da República em 1937. Revisto e complementado na edição de 1964.
23. "REFORMA E REVOLUÇÃO" 1964 - Editora Record.
24. "PAIXÃO E CRIME" - 1965 - Editora Nova Fronteira. Prefácio do jurista Romeiro Neto com a frase consagradora: "orador de pompas asiáticas".
25. "BRASIL ENTRE A VERDADE E A MENTIRA" 1965 - Editora Bloch. Este livro corresponde a três cartas: duas ao Presidente de República Castelo Branco e uma ao Deputado Herbert Levy, presidente do UDN.
26. "CRÍTICA E AUTOCRÍTICA" 1966 - Editora Nova Fronteira. Contém a "Carta a um Amigo Fardado, Frente Ampla, que há por de trás da frente e o protesto que o povo canta".
27. "PALAVRA E AÇÃO" Discursos e entrevistas/1965 - Editora Record.
28. "UMA ROSA É UMA ROSA É UMA ROSA" Artigos e entrevistas/1966 Editora Record.
29. "O CÃO NEGRO" Crônicas/1971 - Editora Nova Fronteira.
30. "A CASA DE MEU AVÔ" 4ª ed. em 1977 - Editora Nova Fronteira. Desse livro foram tiradas edições de luxo com fotografia de Sebastião Lacerda pela Confraria do Livro. 31. "DEPOIMENTO" 1977 - Editora Nova Fronteira. Entrevista a diversos jornalistas, organizada, anotada e selecionada por Cláudio Lacerda de Paiva.
32. "A VIA SACRA" Obra inacabada/1978 - Editora Revista Litúrgica e Vida. Este serviço de espiritualidade foi pedido por uma amiga que realizava trabalho pastoral. Estava revendo a publicação quando a morte o colheu.
33. "DISCURSOS PARLAMENTARES" Seleta/1982 - Editora Nova Fronteira. Seleta com longa introdução por José Honório Rodrigues.
34. "CARLOS LACERDA NA TRIBUNA DA IMPRENSA: CRÔNICAS SOBRE A CONSTITUINTE DE 1946" 2000 - Editora Nova Fronteira. Organização de Sérgio Braga.
35. "ROSAS E PEDRAS DO MEU CAMINHO" Co-edição FUB-Fundamar 2001 acrescida de capítulos inéditos, encontrados no ACL. Autobiografia de Carlos Lacerda, publicada em parte pela Revista Manchete em 1967.
36. "RETRATO DE UMA CIDADE DEVASTADA" Discurso/1960 - Editora Rio.
37. "UM BRASILEIRO NA TERRA DO TIO SAM" Coletânea de artigos/1956 assinados com pseudônimo de João Silva. Editora O Globo.
38. "EXPLICAÇÃO AO LEITOR" Prefácio do livro de Maurício Lacerda, "HISTÓRIA DE UMA COVARDIA", Nova Fronteira, 1980. Páginas 7 a 10.
39. "TRAIÇÃO E MARCHA" Artigo/1955 - Caderno Tribuna da Imprensa de 29/10/55.
40. "EM VEZ..." Crônicas/2a edição,1975, pela Nova Fronteira
41. "VIAGEM À CIDADE DO FUTURO DA CIDADE ESTÁTICA À CIDADE DINÂMICA" Artigo, s/d (a localizar)
42. Sobre "MAQUIAVEL" Ensaio, republicado pela Editora Nova Fronteira como um capítulo de "O Cão Negro", em 1971.
43. "MILAGRE NA RUA SÃO BENTO" inserido, em apêndice, nesta edição.
44 "3 Peças Inéditas O Rio, Uma Bailarina Solta no Mundo e Amapá ou o Lobo Solitário", co-edição Universidade de Brasília, Fundamar - Fundação 18 de Março e Imprensa Oficial de São Paulo, 2003.
45 "Contos Inéditos" - co-edição Universidade de Brasília, Fundamar - Fundação 18 de Março e Imprensa Oficial de São Paulo, 2003.
46 "Minhas Cartas e as dos Outros" co-edição Universidade de Brasília e Fundamar - Fundação 18 de Março, 2005.
b) Apêndice 02 - Relação de Livros Traduzidos por Carlos Lacerda
1. "MINHA MOCIDADE" 1941 de Winston Spencer Churchill, Título original "My Early Life A Roving Comission". O prefácio é de 1930. Editora Norte-Sul.
2. "CARACTÈRES" 1936 - De La Bruyère. "Em Rosas e Pedras de Meu Caminho", 2º Capítulo, disse Lacerda: "fez-me um grande bem traduzir esse livro publicado com o pseudônimo de Luiz Fontoura."
3. "A VIDA DE MIGUEL ÂNGELO" 1944 - Romain Rolland. Capa de Santa Rosa. Editora leitura.
4."JÚLIO CÉSAR" William Shakspeare.
5."PEDRO E LÚCIA" de Romain Rolland. Editora Tucano.
6."RÚSSIA DE STALIN PROGRAMA DO REGIME SOVIÉTICO" 1948 - Prefácio e Tradução dos Contos de Lacerda.
7."EM CIMA DA HORA. CONQUISTA SEM GUERRA" 1963 - Suzanne Labin, título original "I'est moins cinq". Prefácio de Carlos Lacerda Editora Record.
8."O BEM AMADO" Neil Simon, título original "Come Blow Your Horn". Peça levada à cena no Rio, em 1963, no Teatro Santa Rosa quando o tradutor era o Governador do Rio de Janeiro.
9."COMO VENCER NA VIDA SEM FAZER FORÇA" 1964, título original "How to suceed in Business without Really Trying". Consoante John Foster Dulles, esse "hit" do palco nova-iorquino foi traduzido por Carlos Lacerda na noite de 30 para 31 de março de 1964 para relaxar a tensão pelos acontecimentos políticos que ameaçavam o Palácio da Guanabara.
10."O LIMÃO" 1969 - Mohammed Mrabet. Adaptado do original magrebino (árabe do norte da África) por Paul Bowles, em colaboração com o autor. Tradução e apresentação por Carlos Lacerda. Editora Nova Fronteira.
11."JEFFERSON" Conforme referência em "Pedras e Rosas do Meu Caminho", Cap. 9º, a tradução foi feita em parceria com Fernando Tude de Souza.
12."O HOMEM TRANSFORMADO PELO HOMEM" Jean Bernard.
13."O HEREGE" - Morris West.
14."PORQUE CORRES ULISSES" Antônio Galla
15."DEUS EXISTE" André Frossard
16."FEVEREIRO SANGRENTO: A REVOLUÇÃO DE 1934 NA ÁUSTRIA" s/d Ilya Eherenburg. Tradução e prefácio. Editora Alba.
17."O HOMEM QUE FAZIA MILAGRES" H. Wells. Conto.
18."O DIA EM QUE LINCOLN MORREU" ou "Esta noite Vou matar Lincoln” de Jim Bishop. Editora Seleções.
19."ESTRATÉGIA DA PAZ" John Kennedy. Apenas o prefácio da tradução portuguesa é de Carlos Lacerda, conforme informação de Roberto Campos em "A Lanterna de Popa - Memórias". Editora Topbooks, pág. 818.
20."MEMÓRIAS DE UMA ESQUIZOFRÊNICA" M. A Sechehaye.
21. "O ESCAMBO E A ESCRAVIDÃO - RELAÇÕES ECONÔMICAS DE PORTUGUESES E ÍNDIOS NA COLONIZAÇÃO DO BRASIL (1500-1580)" Alexandre Marchand. Tradução e notas de Carlos Lacerda para a primeira edição de 1943. Editora Cia. Nacional, volume 225 da Brasiliana em 1980.
22."ORAÇÃO SOBRE A ACRÓPOLE" 1971 Ernest Renan. Transcrita no livro de crônicas "O Cão Negro"
23. "UM OBJETIVO NACIONAL PARA A ESPANHA" Manuel Fraga Iribane.
24. "A DANÇA DA MORTE" Augusto Strimberg.
25. "SUPERSTIÇÃO DA PSICANÁLISE" Pierre Debray-Ritzen. Com a colaboração de Maria Thereza Corrêa de Mello.
26. "O TRIUNFO" - 1968 Romance de John Kenneth Galbraith, título original: "The Triumph", Prefácio e tradução para a língua portuguesa por Carlos Lacerda. Edição Nova Fronteira
27. "Os Estados Unidos de ontem e de hoje", Roy F. Nichols e outros. Tradução de Carlos Lacerda e Fernando Tude de Sousa, Cia Editora Nacional, 1944
28 "Romeu e Julieta" de W. Shakespeare (citado por Antonio Dias Rebello Filho[1], "Carlos Lacerda Meu Amigo", editora Record, 1980, página 22.
29 "FBI de ontem e de hoje" de Don Withead, Biblioteca das Seleções (livro condensado).
30 "Eu sou uma esquizofrênica" - autor anônimo
c) - Apêndice 03 - Referências Bibliográficas sobre Carlos Lacerda
ALBITE ULRICH, Maria Atayde "Carlos Lacerda e a UDN 1955-1965" Dissertação de Mestrado - PUC/RGS/1984
ALVES, Humano "Carlos Lacerda" Jornal "O Estado de São Paulo", de 24/05/1977
BACIU, Stefan. Lavradio, 98. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
BALDESSARINI, Hugo. Crônica de uma época (de 1850 ao atentado contra Carlos Lacerda); Getúlio Vargas e o crime de Toneleros. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1957.
BUENO, Fernando. "Esse incrível Lacerda" - Rio de Janeiro: Iniciativa, 1963.
CAMPOS, Roberto "A Lanterna de Popa", Capítulo "Um Momento de Empatia Humana", Toptbook, 1994 páginas 817 a 821
CAÓ, Epitácio "Comunista da Traição" 2ª Ed., Guernasa, 1964.
CARVALHO, Sócrates Times de. Carlos Lacerda, ano VIII. Recife: Companhia Editora de Pernambuco, 1985.
CHAGAS, Carlos "A Revolução Sem Lacerda", Jornal "O Estado de São Paulo de 25/05/1977.
CHAGAS, Paulo Pinheiro "Esse Velho Vento da Aventura Memórias", J. Olympio, 1977.
CRUVINEL, Tereza "Lacerda Um enigma 24 anos após a sua morte" "Jornal O Globo" 06.05.2001.
DICIONÁRIO HISTÓRICO BIOGRÁFICO Verbete Carlos Lacerda 1930 1983 "Ed. Forense/1984".
DULLES, John Foster W. Carlos Lacerda. A vida de um lutador. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2 volumes Nova Fronteira, edições respectivamente de 1992 e 1999.
DULLES, John W. Foster - Carlos Lacerda, brazilian crusader. Austin : University of Texas, 1996. 2 volumes
EDITORIAL do Jornal do Brasil de 22.05.1977
EDITORIAL do Jornal "O Estado de São Paulo" de 22.05.1977
GALVÃO, Flávio "Do Jornalismo à Política, pela Democracia" em "O Estado de São Paulo de 22.05.1977
GASTÃO, Marques. O novo rumo do Brasil. Lisboa: Companhia Editora Nacional, 1965.
GONÇALO, Júnior "Exílio Histórico de Carlos Lacerda" Suplemento do Jornal Gazeta Mercantil de 12.07.1998.
GUTEMBERG, Luiz - "O enigma indecifrado Carlos Lacerda", "Jornal de Brasília" de 08.09.1999
LACERDA, Carlos. Depoimento. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977.
LACERDA, Carlos - "Rosas e Pedras do Meu Caminho", co-edição UnB FUNDAMAR, 2001
LACERDA, Carlos - "A Casa de Meu Avô", edição Nova Fronteira, 1976
LAURENZA, Ana Maria de Abreu. Lacerda x Wainer: O corvo e o bessarabiano. São Paulo: SENAC, 1998.
LEONAN, Carlos "Dr. Lacerda", "Jornal do Brasil de 14.12.1995".
MAGALHÃES, Mauro. "Carlos Lacerda. O Sonhador Pragmático" Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.
MENDONÇA, Marina Gusmão de. "Trajetória política de um demolidor de presidentes. Carlos Lacerda 1930-1968". São Paulo: Universidade de São Paulo, 1998. Tese (doutorado).
MOTTA, Marly da Silva "Estratégia da Ameaça: As relações entre o Governo Federal e a Guanabara Durante o Governo Carlos Lacerda", Fundação Getúlio Vargas 1997
MOTTA, Marly da Silva "Os Desafios Contemporâneos da História oral" , Unicamp, 1997
MOTTA, Marly da Silva "(RE) Introduzindo a História Oral no Brasil" Editora Xamã - FGV 1996
MOTTA, Marly da Silva "Rio de Janeiro continua sendo...", 1997, Mimeografado
MOTTA, Marly da Silva "Rio de Janeiro em três perfis" 1999 - FGV
NOGUEIRA, Octaciano "A Esfinge que devorou a Si Mesma", O Estado de São Paulo de 27.06.2000
PAGANINI, Joscana "Arquivo (quase confidencial) de Carlos Lacerda" (Jornal de Brasília de 08.09.1999)
PAIVA, Cláudio Lacerda. "Carlos Lacerda e os anos sessenta - oposição". Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
PAIVA, Cláudio Lacerda. "Carlos Lacerda, 10 anos depois". Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.
PAIVA, Cláudio Lacerda. "Uma crise de agosto: o atentado da Rua Toneleros". Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
PEDREIRA, Fernando "Saudações de Isaias" "Jornal O Globo" de 15/04/01.
PINHEIRO NETO, João. Carlos Lacerda. Um raio sobre o Brasil. Rio de Janeiro: Gryphus, 1998.
REBELLO FILHO, Antonio Dias. "Carlos Lacerda, meu amigo". Rio de Janeiro: Record, 1980. RIBEIRO, Leo Gilson Ribeiro, "Um Leão Enjaulado Aguardando Libertação Final" Jornal da Tarde de 23.05.1977. RODRIGUES, José Honório - Apresentação dos Discursos Parlamentares de C. Lacerda Brasília : Câmara dos Deputados, Ed. Nova Fronteira 1982. SIQUEIRA, Cyro "Breve Introdução a Carlos Lacerda", Jornal "O Estado de Minas" de 06.07.1991. "Tribilização de um Continente" 27.04.1991. "Uma Ascensão Frustrada" 28.07.2001
SILVA, Octacilio Paula e "Dois Grandes Jornalistas. Chateaubriand e Carlos Lacerda" Jornal Estado de Minas de 10.09.1998.
VIDIGAL, Pedro Maciel. "Juscelino, a UDN e Carlos Lacerda". Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1956.
VILAÇA, Antônio Carlos Vilaça "O Livro de Antônio", J. Olympio/984.
[1] O foi que encontrado sobre "Romeu e Julieta" é um artigo que chamou a atenção do escritor americano John Dos Passos e republicado no "Cão Negro", editora Nova Fronteira.
|
|
< Voltar
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
© 2007 Fundação 18 de Março. Todos os direitos reservados. |
|
|
Sede: Rua Manoel Couto, 105 - Cidade Jardim
Belo Horizonte - MG - CEP 30380-080
Tel.: 3282-4363 - Fax: 3281-2015
|
Fazenda Escola Fundamar: Rodovia MG 453 - Km 7
Paraguaçu - MG - CEP 37120-000
Telfax.: (35) 3267-2309 |
|
|
|
|
|
|