Aqui você encontra diversas notícias relacionadas aos projetos e trabalhos realizados pela Fundamar, veiculados em vários meios de comunicação, em âmbito estadual e nacional.

Basta clicar em um dos links para ler matérias sobre a atuação da Fundamar em veículos como o jornal Estado de Minas, Folha de São Paulo, Revista Época, entre outros.

Amílcar de Castro de A a Z
Direito Internacional Privado, de Amílcar de Castro, este pode ser adiquirido no todo ou em parte pelo www.revistaforense.com.br
Inauguração Sala Especial Desembargador Amílcar de Castro
Nova Etapa do Projeto Desembargador Amílcar de Castro
Carlos Lacerda de A a Z
Entrevista do Presidente da Fundamar sobre Carlos Lacerda no Programa "Sintonia" do canal de TV da Câmara Federal em 2008
Reencontro com Carlos Lacerda - texto de Murilo Badaró
Relação dos livros de C. L. co-editados pela Fundamar
Feridos pelos mesmos espinhos - Carta de Juscelino a Carlos Lacerda
Arquivo Carlos Lacerda na UnB - História Resumida
Carlos Lacerda e a Educação no Brasil
Artigo de Márcio Moreira Alves em 11/01/1997
Prêmio da Fundação Abrinq
Iniciativa da Fazenda Escola Fundamar deve ser modelo - matéria da Abrinq
Prêmios Bem Eficiente recebidos de 1997, 2000, 2005 e 2006
Xadrez - Poema dos alunos da E.E. Fundamar
LIVROS E IMPRENSA
Matéria sobre a Fundamar, publicada pela Vale Rio Doce, no intervalo do Jornal Nacional
Quem Carrega o Pesado
O Rio Sapucaí: Anotações Para Uma Narrativa Histórica
Memorial Nildo Antonio de Paiva
A Saga do Café Fino – por Maria Lúcia Prado Costa
Um polemista muito bem relacionado
As cartas de Lacerda
O ESCRITOR E EDITOR CARLOS LACERDA
CERTIFICADO - IV SIMPÓSIO IBERO-AMERICANO DE HISTÓRIA DA CARTOGRAFIA
Inauguração Sala Especial Desembargador Amílcar de Castro
Espaço abriga biblioteca, fotografias e originais do ex-presidente

A biblioteca particular do ex-presidente do Tribunal de justiça de Minas Gerais, desembargador Amílcar de Castro, ganhou uma Sala Especial no Palácio da Justiça, sede do Poder Judiciário do Estado, na Avenida Afonso Pena, 1.420. A sala foi inaugurada no dia 20 de agosto, pelo presidente do TJ, desembargador Gudesteu Biber. A solenidade contou com a presença de familiares do ex-presidente, magistrados, professores, advogados, servidores, dentre outras autoridades.

Segundo o orador oficial da cerimônia, professor Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza, ex-aluno de Amílcar de Castro e chefe de Gabinete da Presidência do TJ, a inauguração da sala "coroa o trabalho que teve, de um lado, a benemérita Fundação 18 de Março (Fundamar)", detentora dos direitos autorias da obra do saudoso jurista. Por outro lado, destaca-se o empenho dos presidentes do TJ "em receber o precioso acervo e destinar um espaço nobre para abrigá-lo", na ante-sala do Salão Nobre do Palácio.

O professor Ricardo Fiuza parabenizou os ex-presidentes Vaz de Melo, Costa Loures, Monteiro de Barros, Paulo Tinôco, Lúcio Urbano, Sérgio Lellis Santiago e o atual presidente Gudesteu Biber pela realização. Lembrou que Amílcar de Castro, um dos maiores juristas do Brasil de todos os tempos, "chegava a ter uma certa aversão por homenagens e pela publicidade em torno de seu nome". "Mas o nome do juiz Amílcar e do mestre Amílcar transpunha fronteiras sem que ele próprio o quisesse e promovesse", acrescentou.

"Suas aulas de Direito Internacional Privado", disse Fiuza, "funcionavam com um autêntico curso de pós-graduação". Para ele, o livro de Direito Internacional Privado "tem o mesmo mérito de suas aulas", pois o autor coloca "cada palavra no lugar exato e na significação precisa", disse.

O desembargador Amílcar de Castro, natural de Barbacena, foi professor emérito da UFMG – referência nas áreas de Direito Internacional Privado e Direito Processual Civil. Deixou cinco livros publicados: "Das Execuções de Sentença no Estado de Minas Gerais", "Das Execuções de Sentenças Estrangeiras no Brasil", "Comentários ao Código de Processo Civil de 1939", "Direito Internacional Privado" e Comentários ao Código de Processo Civil de 1973".

Segundo o ex-presidente e fundador da Fundamar, Túlio Vieira da Costa, "o público interessado terá sempre" as obras do autor graças às novas edições que a Fundação tem providenciado. Frisou que a Sala do Palácio da Justiça abriga também uma obra-prima, a escultura do filho do magistrado, o artista plástico Amilcar de Castro, "A verdade bela e justa", também cedida pela Fundamar ao Tribunal.

Além do acervo da biblioteca particular de Amílcar de Castro, a Sala Especial abriga fotografias históricas e originais do saudoso mestre.

Estiveram também presentes na inauguração o 1º vice-presidente do TJ, desembargador José Guido de Andrade, o 2º vice-presidente, desembargador Corrêa de Marins, o senador Arlindo Porto, o atual presidente da Fundamar, Stanley Frasão, o diretor da Imprensa Oficial, José Maria Couto Moreira, o presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, Fernando Andrade Ribeiro de Oliveira, a assessora jurídica Lílian Santos Rodrigues, representando o corregedor Murilo Pereira, dentre outros.

Fonte: Jornal Minas Gerais.
 
HyperLink
 
HyperLink
 
HyperLink
 
HyperLink
 
HyperLink
 
 
   
 
 
   
 
 
     
 
© 2007 Fundação 18 de Março. Todos os direitos reservados.  
Sede: Rua Manoel Couto, 105 - Cidade Jardim
Belo Horizonte - MG - CEP 30380-080
Tel.: 3282-4363 - Fax: 3281-2015
Fazenda Escola Fundamar: Rodovia MG 453 - Km 7
Paraguaçu - MG - CEP 37120-000
Telfax.: (35) 3267-2309