Aqui você encontra diversas notícias relacionadas aos projetos e trabalhos realizados pela Fundamar, veiculados em vários meios de comunicação, em âmbito estadual e nacional.

Basta clicar em um dos links para ler matérias sobre a atuação da Fundamar em veículos como o jornal Estado de Minas, Folha de São Paulo, Revista Época, entre outros.

Amílcar de Castro de A a Z
Direito Internacional Privado, de Amílcar de Castro, este pode ser adiquirido no todo ou em parte pelo www.revistaforense.com.br
Inauguração Sala Especial Desembargador Amílcar de Castro
Nova Etapa do Projeto Desembargador Amílcar de Castro
Carlos Lacerda de A a Z
Entrevista do Presidente da Fundamar sobre Carlos Lacerda no Programa "Sintonia" do canal de TV da Câmara Federal em 2008
Reencontro com Carlos Lacerda - texto de Murilo Badaró
Relação dos livros de C. L. co-editados pela Fundamar
Feridos pelos mesmos espinhos - Carta de Juscelino a Carlos Lacerda
Arquivo Carlos Lacerda na UnB - História Resumida
Carlos Lacerda e a Educação no Brasil
Artigo de Márcio Moreira Alves em 11/01/1997
Prêmio da Fundação Abrinq
Iniciativa da Fazenda Escola Fundamar deve ser modelo - matéria da Abrinq
Prêmios Bem Eficiente recebidos de 1997, 2000, 2005 e 2006
Xadrez - Poema dos alunos da E.E. Fundamar
LIVROS E IMPRENSA
Matéria sobre a Fundamar, publicada pela Vale Rio Doce, no intervalo do Jornal Nacional
Quem Carrega o Pesado
O Rio Sapucaí: Anotações Para Uma Narrativa Histórica
Memorial Nildo Antonio de Paiva
A Saga do Café Fino – por Maria Lúcia Prado Costa
Um polemista muito bem relacionado
As cartas de Lacerda
O ESCRITOR E EDITOR CARLOS LACERDA
CERTIFICADO - IV SIMPÓSIO IBERO-AMERICANO DE HISTÓRIA DA CARTOGRAFIA
Feridos pelos mesmos espinhos - Carta de Juscelino a Carlos Lacerda
"Feridos pelos mesmos espinhos"
13/08/2008 - Tribuna do Norte

Ticiano Duarte – Jornalista

Lendo "Minhas cartas e as dos outros", de Carlos Lacerda, organizado por Túlio Vieira da Costa, navego no tempo de reminiscências de fases históricas, com a presença marcante do grande jornalista e político da oposição.

No capítulo, onde estão transcritas as missivas trocadas, por Juscelino Kubitschek e Carlos Lacerda, fico encantado com a beleza dos gestos dos dois antigos adversários e contendores, quando da organização da Frente Ampla, em 28 de outubro de 1966, com a participação ainda de Jango.

Três ferrenhos inimigos políticos que se enfrentaram ao longo do tempo e que, durante o regime dominante, num momento especial da história republicana, quando as liberdades públicas estavam sendo violentadas, uniram-se com a finalidade patriótica de por fim ao estado de coisas de exceção, que se estava implantando, desviando-se segundo Lacerda, dos rumos que levaram os militares a impedir a suposta tentativa, de levar o país a um regime totalitário, de inspiração esquerdizante e sindicalista.

Apesar das incompreensões por parte dos seguidores de Lacerda, mais dos que aos ligados a Juscelino e Jango, o ex-governador da Guanabara indagado a respeito por um filho sobre a utilidade do seu gesto, tão ousado diante da repressão prevista, ele respondeu que o efeito seria a longo prazo.

A história provou que Lacerda estava certo. De fato aconteceu o previsto. Ele foi cassado pelo Ato Institucional, mas, o efeito deu certo. Durante 20 anos, é verdade, no inicio da década de 80, explodiu a campanha Diretas Já. E depois, a eleição de Tancredo Neves, pondo fim ao regime de exceção.

As divergências de Jango e Lacerda tinham origens. Um era o herdeiro de Getúlio Vargas e o outro cresceu combatendo o ex-ditador. E a distancia de Juscelino e Lacerda, antes da ditadura militar? Participavam de siglas partidárias diferentes, PSD e UDN. Em 1956, Juscelino Presidente da República, cassou o direito de Lacerda de ir livremente à televisão, fato que desmentiu a justa fama de tolerância do ex-presidente. O Tribunal Superior Eleitoral declarou o ato inconstitucional, a 01 de setembro, de 1958.

Em certas fases, os dois andaram conversando. Juscelino uma vez ofereceu-lhe a Prefeitura do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, em troca do seu apoio, em 1955, à Presidência da República.

Reencontraram-se na Frente Ampla. Em setembro de 1973, Juscelino em carta, dizia: "Feridos pelos mesmos espinhos... surpreende-me que não tenhamos sidos amigos há mais tempo". Carlos Lacerda responde no mesmo mês e no mesmo ano, declarando que a carta recebida foi: "um dos mais belos documentos de minha vida".

Mas, belo é o artigo de Carlos Lacerda, publicado na "Folha de São Paulo", no dia seguinte à morte de Juscelino, 23 de agosto de 1976. Dizia o jornalista, "que foi a Lisboa apertar a mão do exilado que combatera quando ele estava no poder... Seus erros não foram menos do que os que são praticados pelos que renegaram seus compromissos com a democracia. Seus acertos sim, foram muitos maiores. Na desgraça, ele cresceu. E na própria morte, deixou uma lição, a de que é impossível, isso sim, substituírem líderes autênticos por praticantes da arte de adular...".

Gosto de rememorar as figura de políticos que se engrandeceram pela vocação para a liberdade, para a tolerância. A vocação de apreço pela inteligência.

Por isso, no Rio Grande do Norte, não se pode esquecer, em períodos mais distantes, dos nomes de Pedro Velho, Alberto Maranhão, José Augusto, Juvenal Lamartine, Dinarte Mariz, Dix-sept Rosado, Silvio Pedroza, Aluízio Alves e Walfredo Gurgel.
 
HyperLink
 
HyperLink
 
HyperLink
 
HyperLink
 
HyperLink
 
 
   
 
 
   
 
 
     
 
© 2007 Fundação 18 de Março. Todos os direitos reservados.  
Sede: Rua Manoel Couto, 105 - Cidade Jardim
Belo Horizonte - MG - CEP 30380-080
Tel.: 3282-4363 - Fax: 3281-2015
Fazenda Escola Fundamar: Rodovia MG 453 - Km 7
Paraguaçu - MG - CEP 37120-000
Telfax.: (35) 3267-2309